domingo, dezembro 20, 2009

Estudantes da Bouça na associação de estudantes da EB 2 /3 do Tortosendo

     Escola Eb23 Tortosendo                          
         DIRECÇÃO
PRESIDENTE – RUTE ESTEVES
VICE-PRESIDENTE- CÁTIA ESTEVES
SECRETÁRIA- INÊS REIS
TESOUREIRA- ELIZABETE REIS                                                                     
RELATOR- JESSICA ESTEVÃO
VOGAL- BEATRIZ REIS
                       ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE- STEVE VILA
                      CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE- ALEXANDRINA BARATA
SÃO ESTES OS ALUNOS DA NOSSA TERRA QUE FAZEM PARTE DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA EB 2/3 DO TORTOSENDO. PARA ELES VOTOS DE UM BOM TRABALHO NA DEFESA  DOS ESTUDANTES E PARABENS  PELO DESAFIO DESTA JUVENTUDE.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CORTES DO MEIO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

DIA: 19 DE DEZEMBRO

HORA: 21 HORAS

LOCAL: SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

 

PARTICIPE A SUA PRESENÇA É IMPORTANTE

domingo, dezembro 13, 2009

Nós por cá

O Nós por Cá voltou a sair a rua e deslocamo-nos até a entrada da nossa Aldeia onde se encontra o nicho, onde podemos encontrar a imagem de N. Sra. do Bom Caminho, que como o próprio nome indica tem a finalidade de dar boa viagem aos condutores e viajantes e, por isso localiza-se no final/início das localidades. As pessoas mais antigas argumentam que colocavam flores no Nicho e cada vez que passavam por ele rezavam para lhes dar uma boa viagem. Mas o Nós por Cá veio até ao nicho não para pedir boa viagem mas para constactar o estado de degradação em que este se encontra. Como podemos ver nas fotos o nicho necessita de uma pintura, de uma limpeza e também de um pequeno vidro pois o que la se encontra está partido. Assim pensamos que a Junta de Freguesia devia fazer alguma coisa por este local pois é a porta de entrada da nossa linda Aldeia.



Mas nem tudo são noticias menos boas, o Nós por Cá saiu a noite e deparou com a iluminação de Natal que este ano ilumina algumas ruas da nossa Aldeia. Temos conhecimento que apesar das dificuldades que a EDP coloca nesta altura a Junta de Freguesia, esta conseguiu  levar avante o efeite de Natal das ruas da Bouça. 

Para descontrair…

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Bouça, a aldeia que respira atletismo

bouça site

Na terra quase toda a população é sócia do clube, que tentam ajudar oferecendo desde uma galinha para rifar ou uns pneus para as carrinhas

Após muitos anos a utilizar os carros particulares de dirigentes e sócios, conseguiram-se as desejadas carrinhas. Com elas veio o encargo dos seguros. Nelson Nunes, antigo atleta e director, recentemente emigrado na Suíça em 2007, decidiu transportar para o país em que estava a solidariedade que notava na Bouça. Organizou um jantar com gente da terra a viver nos vários cantões e com as verbas angariadas pagou-se essa factura.

"Levei para lá o espírito que se vive aqui e as pessoas aderiram, têm ligação ao clube e à terra", nota Nélson Nunes, de 26 anos, que entretanto regressou à anexa de Cortes do Meio. Já a aquisição da primeira viatura, há dois anos, esteve dependente da boa vontade da comunidade. Organizaram-se festas, fizeram-se rifas, até se conseguir o dinheiro. As quermesses e leilões foram outra solução encontrada, à qual a população aderiu. "Uns deram talassas, outros galinhas ou rolas, participam como podem", lembra David Bizarro, também ele antigo atleta, como o pai e outros familiares, antigo presidente e actualmente vice-presidente do Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça.

Foi esta "união" que Telma Silva foi encontrar no clube de uma aldeia com apenas cerca de 200 habitantes. Há duas temporadas na Bouça, impressionou-a a dinâmica e capacidade de mobilização de uma colectividade num meio tão pequeno. "Conseguem ter ali a correr nas ruas dezenas de crianças e jovens, fazem um trabalho com muito mérito", considera uma das atletas mais destacadas do clube.

Com o atletismo no sangue

"O atletismo está no sangue do pessoal da Bouça, de uns mais outros menos. Cá toda a gente já praticou ou tem alguém na família que o fez. Se não foi o pai foi o tio ou o primo", diz David Bizarro. Fundado "por causa de três ou quatro que andavam sempre para aí a correr", o clube iniciou a actividade nos anos 70. Depois viveu períodos difíceis e chegou a estar sem actividade, até os miúdos da terra nos anos 90, dirigentes desde essa altura, se terem interessado.

in Notícias da Covilhã

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Santa Bebiana


Apesar de pouco se conhecer da história da Santa Bebiana na nossa Aldeia, os Pastores da nossa terra, não se intimidaram com a noite de chuva e bastante fria, e sairam a rua com os chocalhos nos braços e deram a volta a nossa aldeia, cumprindo assim a tradição que já vem de tempos passados.
O pouco que se sabe desta padroeira é relatado pelos mais antigos que contam que durante o mês de Dezembro, era festejada a padroeira do vinho por pastores e agricultores. Segundo o relato, os pastores andavam com o gado nas encostas da Serra e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e, com os ganhões, festejavam junto às pipas de vinho. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os “irmãos” e rezava-se o Pai Nosso dos Bêbedos.