sábado, abril 24, 2010

Foi a 36 anos o 25 de Abril

O dia 25 de Abril foi o dia em que se deu uma revolução em Portugal.
Essa revolução foi muito importante para nós portugueses porque passamos de uma ditadura que durou cinquenta anos para um regime democrático.

No regime de ditadura as pessoas não podiam demonstrar as suas ideias nem as suas opiniões porque senão eram levadas pela polícia para a prisão.

Essa revolução ficou conhecida como a "Revolução dos Cravos" porque uma vendedora de flores andou a distribuir cravos pelos soldados no dia 25 de Abril de 1974.

Antigamente as pessoas não podiam dizer mal do governo, não podiam dar a sua opinião nem dizer coisas que os fascistas não gostassem.

Se dissessem alguma coisa que os fascistas não gostassem iam presas e eram torturadas: umas vezes punham-nos debaixo de uma lâmpada e deixavam-nos estar, mas não lhes davam comida nem bebida.
Outras vezes punham-nos numas coisas que pareciam uma ratoeira para ratos ao pé da água e quando a Ria ou o mar enchesse as pessoas morriam afogadas.

Então os capitães das Forças Armadas abriram os olhos e ficaram contra os fascistas e então fizeram o 25 de Abril!
Uma mulher vendedora de flores ia enfeitar um restaurante, mas ele estava fechado.
Então, ao ir para casa, viu os capitães das forças armadas e distribuiu os cravos por eles.
Um pôs o cravo no cano da espingarda e os outros fizeram o mesmo e até puseram nos canhões.

Não houve guerra e daí em diante as pessoas podiam já estar à vontade e falar do que quisessem sem medo!
E foi e continua a ser a Revolução dos Cravos.

 

Gostávamos de publicar aqui algum da nossa terra,mais infelizmente não temos.

Se alguém  tiver fotos,documentários,historias,sobre o 25 de Abril na nossa terra

é favor enviar para o mail do blog.Obrigado   

quinta-feira, abril 15, 2010

Festa dos Benfiquistas da Bouça

Decorreu no passado fim de semana 10 e 11 de Abril 2010, o 15° Convivio dos Benfiquistas da Bouça. A festa começou no Sábado a noite com o jantar convivio seguido do Baile com Tó Pinto que se prolongou pela noite dentro. No Domingo teve lugar o Almoço entre todos os Benfiquistas seguido depois pelo desfile pelas ruas da nossa Aldeia, onde foram ouvidos cantigos alusivos ao SLB. No fim da tarde teve lugar ainda um pequeno lanche com o partir do bolo. Ficaram também ja designados os anfitriões que vão organizar a festa para o ano.
Ficou mais uma vez notório o grande apoio e alegria em torno do Grande Clube que é o Sport Lisboa e Benfica, esperemos continuar esta festa e festejar a conquista do Campeonato. Força Benfica


segunda-feira, abril 05, 2010

A Tradição já não é o que era....

A Páscoa é a festa comemorativa da ressurreição de Jesus Cristo e é também uma época cheia de tradições cuja origem já quase se perdeu. A tradição conta-nos que na Segunda-Feira de Páscoa o padre dava a volta pelas casas da nossa Aldeia levando Jesus Cristo na cruz e abençoando as casas onde ia entrando, era uma alegria enorme com todas as pessoas a abrirem as suas portas, a medida que o padre ia passando ia juntando a população numa procissão que atrás do dele iam de casa em casa dando as Boas Festas e cantando Aleluia aleluia.
Esta tradição este ano voltou as ruas da nossa linda Aldeia, depois de alguns anos sem se realizar, mas com a cada vez mais desertificação da nossa Aldeia e com o perder da tradição, foram bem menos as portas abertas este ano. Apesar deste reparo, a tradição voltou as ruas e foram muitas as pessoas que la foram de porta em porta dando as Boas Festas e Cantando Aleluia. Apesar da Tradição já não ser o que era esperemos que não se perca e que esta época festiva continue a ser lembrada por muitos anos e com muita alegria.
Boas Festas Aleluia Aleluia


sexta-feira, abril 02, 2010

Feliz Páscoa

A gerência deste Blog deseja a todos os naturais e residentes da Bouça assim como a todos os nossos leitores uma feliz Páscoa.