domingo, setembro 07, 2008
terça-feira, agosto 05, 2008
Erro ortográfico
Este erro ortográfico nas placas de entrada das localidades da freguesia não é com certeza muito oportuno.Assim,encontra-se escrita a palavra "Benvindo", contudo esta não pode ser aplicada neste sentido já que "Benvindo" é o masculino de "Benvinda", um nome próprio.

Como se pode verificar nas imagens abaixo onde se encontra escrito "Benvindo", deveria constar "Bem-vindo".


Apenas uma chamada de atenção mas que deve ser prontamente corrigida pelos responsáveis, neste caso, a Junta de Freguesia.
Saudações e umas boas férias!!
P.S.: Parece que estava um erro aqui no texto, já foi corrigido. Aqui corrigem-se os erros. Muito Obrigado Sr. ou Srª Atento(a)!
Façam também esse reparo na Junta.
Como se pode verificar nas imagens abaixo onde se encontra escrito "Benvindo", deveria constar "Bem-vindo".
Apenas uma chamada de atenção mas que deve ser prontamente corrigida pelos responsáveis, neste caso, a Junta de Freguesia.
Saudações e umas boas férias!!
P.S.: Parece que estava um erro aqui no texto, já foi corrigido. Aqui corrigem-se os erros. Muito Obrigado Sr. ou Srª Atento(a)!
Façam também esse reparo na Junta.
terça-feira, julho 22, 2008
Mais um pérola
segunda-feira, julho 21, 2008
Recantos com encanto
Após algum tempo sem actualizar o blog procuramos que a volta deste ao activo se desse com alguns dos recantos da nossa aldeia que tantos encantos escondem.
Apreciem!!






Juntamos a isto uma mudança de visual do blog, espero que seja do agrado geral.
Aceitam-se sugestoes e como sempre estamos ao vosso dispor para publicar qualquer colaboração que nos queiram conceder.
Saudações
Bouça Sempre
Apreciem!!
Juntamos a isto uma mudança de visual do blog, espero que seja do agrado geral.
Aceitam-se sugestoes e como sempre estamos ao vosso dispor para publicar qualquer colaboração que nos queiram conceder.
Saudações
Bouça Sempre
segunda-feira, outubro 29, 2007
1° Jantar Convivio de emigrantes da Bouça na Suiça
terça-feira, setembro 18, 2007
Fechou a nossa Escolinha....

Cinco escolas recebem ordem para fechar
Unhais, Bouça, Peraboa, Borralheira e Aldeia de Souto são as localidades afectadas este ano pela reestruturação da rede escolar. Os autarcas lamentam a decisão e a Câmara da Covilhã vai protestar, porque diz que lhe foi garantido que nenhuma encerrava
Cinco escolas do primeiro ciclo vão encerrar no concelho da Covilhã, no ano lectivo que está prestes a começar. Uma em Peraboa, a do bairro Terras da Senhora, em Unhais da Serra, Borralheira, Bouça e Aldeia do Souto. Autarcas e pais foram apanhados de surpresa e mostram-se indignados.
A decisão foi comunicada aos agrupamentos de escolas e a Câmara da Covilhã estranha, porque garante que a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) havia garantido não encerrar nenhuma este ano e só no próximo ano lectivo tencionava fechar duas unidades de ensino. A de Sobral de São Miguel e Bouça.
Para além disso, João Esgalhado, que presidiu à última reunião do executivo, na passada sexta-feira, 7, diz que a lista inicialmente apresentada pela DREC há alguns meses, que acabou por ser retirada “verbalmente” da lista de encerramentos para este ano, não corresponde à agora apresentada.
Por não concordar com a forma como está a ser levado a cabo o plano de reestruturação da rede escolar e dizer desconhecer os critérios para a selecção das escolas, o executivo da Câmara da Covilhã enviou esta semana para a DREC um protesto e um pedido de esclarecimento. Documento que seguiu com o aval dos dois vereadores da oposição, os socialistas Miguel Nascimento e Vítor Pereira.
Junta contra ida de Unhais para o Sobral
João Esgalhado, vice-presidente da autarquia, não percebe porque é que escolas com 14 alunos, como é o caso de Peraboa e Terras da Senhora, são sinalizadas para encerrar, quando noutros concelhos funcionam estruturas com um número muito inferior de crianças.
E o iminente fecho da escola do bairro de Unhais da Serra é a que provoca maior contestação. Isto porque a DREC comunica no ofício que os alunos terão de ser deslocados para Sobral de São Miguel.
João Esgalhado frisa que foram gastos na escola, há dois anos, 75 mil euros em obras de beneficiação. E não percebe porque é que querem obrigar as crianças a “levantar-se de madrugada” quando há opções mais perto.
“Só pode ser uma anedota. Mas isso passa pela cabeça de alguém? Tem de haver bom-senso e alguém anda a brincar com coisas sérias”, diz, “indignado”, António João Rodrigues, presidente da Junta de Unhais da Serra. O autarca descarta a possibilidade de crianças da freguesia irem estudar para Sobral de São Miguel, quando têm outra escola na terra, a cerca de um quilómetro. “Isso não é racional”, salienta.
António João Rodrigues frisa que nada lhe foi comunicado oficialmente e que os pais estão preocupados. “Quem tem responsabilidades deve vir a público dizer porque é que esta fecha e outras ficam abertas. Têm de explicar às pessoas o método”, sublinha, e acrescenta que nada o move contra os outros estabelecimentos de ensino.
O autarca unhaense realça que uma decisão destas só pode vir de alguém que está sentado num gabinete distante e não conhece o terreno nem a realidade local. “Acredito que é um engano e ainda estão a tempo de o corrigir”, realça António Rodrigues, que prefere afastar a ideia de estarem por trás “jogos de bastidores” ou “má-fé”.
(...)
in Noticias da Covilhã
terça-feira, agosto 28, 2007
quinta-feira, abril 05, 2007
FELIZ PASCOA
sábado, março 03, 2007
Aviso
A Gerencia deste Blog pede desculpa pelo desactualizar do blog mas temos tido alguns problemas de ordem tecnica, retomaremos a actividade o mais breve possivel, no entanto solicitamos a todos os nossos colaboradores e vistitantes que nos enviam noticias ou fotos sobre a nossa terra que queiram ver aqui editados, desde ja o nosso obrigado.
Saudaçoes
A Gerencia
Bouça Sempre
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
O Trajo Popular da Beira Baixa
(...)"O trajo do pastor consiste numas calças e num caso de serrobeco e numas botifarras de cabedal, tudo coberto por um amplo gabão de largo capuz e avultado cabeção para resguardo das costas e da cabeça. Nas pernas prendem-se safões de pele de cabra por tosquear e nos pés grossas meias de lã.Às costas vai o alforge onde guarda a comida e a flauta e na mão o varapau e o ferrado onde guarda o leite da ordenha do meio dia.O Trajo da pastora consiste num chambre de forte flanela de lã e saias rodadas de forte baeta sobre as quais mostra o seu avental e, para cobrir as costas, um largo e grosso xaile de lã e, para a cabeça, sobre um lenço atado ao pescoço, um chapéu de homem, levando nos pés grossos sapatorros de cabedal e, pendurado no ombro esquerdo, o alforge e na mão direita o cajado."Foi assim que Salles Viana, em "O Trajo Popular na Beira Baixa (Notas Breves), edição da Junta Distrital de Castelo Branco no ano de 1967, descreveu os trajes dos Pastores/as da Bouça.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

