terça-feira, setembro 01, 2009

Falecimento

Faleceu no dia de ontem (31 de Agosto 09) no hospital da Covilhã, a Sra Maria José Serra, casada com o Sr José Estêvão (Raposo) e mãe de Maria, da Bela e do João (Zito).
O Funeral realiza-se esta Terça-Feira (01 de Setembro 09) pelas 16h na Capela da Bouça com missa de corpo presente seguindo depois para o Cemitério de Cortes do Meio onde será sepultado.


À familia este Blog apresenta as sentidas Condolências

quarta-feira, agosto 26, 2009

AUTÁRQUICAS 2009 - PS CORTES DO MEIO - COMUNICADO À POPULAÇÃO DA BOUÇA

COMUNICADO À POPULAÇÃO DA BOUÇA

PREZADOS AMIGOS / CONTERRÂNEOS,

no passado, na Junta ou nas Associações, com a vossa ajuda, resolvemos problemas fundamentais de infra-estruturas, equipamentos e postos de trabalho na nossa terra (Centro Social/Sede do GDACB, Escola, Polidesportivo, Regadio do Covanacho, Estrada e Electrificação de Bouça Velha, Criámos as 2 equipas de Sapadores Florestais, Serviço Social, Formação Profissional, gabinete de apoio à população, quadro de pessoal na Junta, estrada Cortes/ malhadas/Penhas…).

Há coisas que pararam no tempo. Veja-se o exemplo:
Na Electrificação da Bouça Velha poderia e deveria haver iluminação pública e para isso bastaria um ofício/requerimento da Junta, mas durante oito anos não foi capaz de fazer esta coisa tão simples. É por estas e por outras que cá estamos de novo para que, com o vosso apoio, façamos e de imediato:

a) A Iluminação pública e a requalificação da estrada da Bouça Velha; b) Praias Fluviais e acessos à ribeira; c) Acabar com o roubo da água na ribeira por parte da ADC/Câmara Municipal da Covilhã apoiada pela actual Junta de Freguesia; d) Requalificar a Escola com Abrigo Jovem e Museu/Observatório da pastorícia e Actividades de montanha; e) Dinamizar Percursos Pedestres, Casas rurais e Actividades de Animação Turística com vista à criação de riqueza e Postos de Trabalho; f) Criar mais Cursos de Formação Profissional, g) Dinamizar actividades de caça, pesca, h) Limpeza permanente de caminhos agro/florestais, i) Gabinete permanente de apoio à população/delegação da Junta…


COM O VOSSO APOIO VAMOS CONSEGUIR MAIS EMPREGO / MAIS DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO/SOCIAL E CULTURAL


Eleições 2009

O verão ainda não terminou e anuncia-se já dias quentes até dia 11 de Outubro, dia das eleições autárquicas 2009. Segundo o que aporamos junto do Blog "Fórum Pensar Cortes do Meio" estas são as listas que vão concorrer á Junta de Freguesia de Cortes do Meio:


1 - Jorge Timóteo;
2 - Paulo Pina;
3 - Ângela Esteves;
4 - Ilídio Reis;
5 - José Armando Reis;
6 - Carina Alves;
7 - Alexandre Barata;
8 - Rui Santos;
9 - Maria de Jesus Alves;
10 - Jorge Viegas;
11 - Cláudio Pontifice;
12 - Amanda Silva;
13 - Flávio Timóteo;
14 - Adriano Esreves;
15 - Carla Sofia Marques;
16 - Jaime Miragaia Reis;
17 - Jorge Marques;
18 - Filipa Vila;
19 - Luis Estevão;
20 - António Tibério;
21 - Cláudia Santos;
22 - Bruno Reis;
23 - Joana Santos;
24 - Carlos Silva;
25 - Gracinda Cunha.

1 - António Cardoso;
2 - Fernando Pinheiro;
3 - Paula Carrola;
4 - Márcio Reis;
5 - Bruno Leandro;
6 - Conceição Garra;
7 - Abílio Esteves;
8 - António Timóteo;
9 - Maria Cândida Rodrigues;
10 - José Varandas;
11 - Maria Amélia Simplicio.



INDEPENDENTES (COM O APOIO DO PSD):
"UMA FREGUESIA COM FUTURO"


1 - Paulo Rodrigues; (actual presidente)
2 - David Bizarro;
3 - Joana Bizarro;
4 - Jorge Matias;
5 - Vítor Pinto;
6 - Goreti Barata;
7 - David Serra;
8 - Celso Sousa;
9 - Sara Barata;
10 - José Bizarro;
11 - Luis Santos;
12 - Fátima Vila;
13 - Armando Barata;
14 - Carlos Barata;
15 - Marlene Oliveira;
16 - Bruno Reis;
17 - Nelson Russo;
18 - Andreia Cordeiro;
19 - Armando Fernandes;
20 - Rui Barata;
21 - Liliana Marques;
22 - Sérgio Fonseca;
23 - Carlos Vila Silva;
24 - Silvia Roberto;
25 - Patrick Miguens;
26 - Daniel Barata;
27 - Silvio Bizarro Reis;
28 - Isilda Barata.

sábado, agosto 08, 2009

Bouça em Festa 2009

Bouça viveu nestes últimos dias um verdadeiro clima de festa.
O Grupo Desportivo da nossa terra promoveu este ano várias iniciativas por toda a aldeia, o palco principal foi na sede da associação onde decorreram noites de magia, karaoke, encontro de dança, a gala do Desportivo, o bailarico de Verão com o nosso conterrâneo Jorge Beirão e a já grandiosa Festa da Espuma. Outro palco foi no Largo do Forno onde se realizou o cortejo de ofertas e onde houve muita animação e a actuação do Rancho Folclórico "As Rosinhas" da Borralheira. A Bouça em Festa 09 terminou no Largo da Fonte com a actuação do Rancho "Danças e Cantares" da Vila do Carvalho e muita animação pela madrugada fora, ao logo dos dias de festa não faltou também a animação com os Bombos da Bouça e da Boidobra.
Foi sem duvidas a nossa aldeia toda em festa, fica aqui o agradecimento a direcção do Desportivo da Bouça pela realização de todos estes eventos.


terça-feira, julho 28, 2009

Malha do Centeio

A ADERES, em parceria com a ADRIVENTURA e a QUEIRÓ, organizaram no passado sábado 25 de Julho 09, um percurso pedestre pela Ribeira de Cortes. Este percurso teve como objectivo mostrar e permitir aos participantes as actividades de cariz cultural e símbolo do modo de vida rural, que fazia parte das lides do campo: a Malha do Centeio.


Estiveram presentes duas estações de TV, deixamos aqui a reportagem de uma delas:


(ver apartir do min. 06:06)

segunda-feira, julho 20, 2009

17° Encontro dos Benfiquistas da Bouça

Realizou-se no domingo 19 de Julho mais um encontro dos Benfiquistas da Bouça. Pela 17° vez os apoiantes do Glorioso juntaram-se para mais um convivio com muita animação a mistura.









domingo, julho 12, 2009

17° Encontro dos Benfiquistas da Bouça

Vai-se realizar no próximo Domingo, 19 de Julho 2009, o 17° encontro dos Benfiquistas da Bouça. Mas uma vez os adeptos do Glorioso Clube vão-se juntar para um convivio que promete ser de muita animação e divertimento. Deixa-mos aqui o programa para o próximo Domingo.


17° Encontro dos Benfiquistas da Bouça

19 de Julho 2009


11h30 - Encontro dos benfiquistas no Salão do Grupo Desportivo da Bouça

13h00 - Almoço Convivio (Chanfana e arroz a Valenciana)

15h00 - Entrega dos Prémios e nomeação da nova comissão

15h30 - Arruada dos benfiquistas pelas ruas da nossa terra com retorno ao salão

17h30 - Animação com as concertinas acompanhada pelo Diogo "pintra"

18h30 - Lanche Ajantarado (Entremeada, Frango e Sardinha)

20h00 - Continuação da Festa com Diogo "pintra" com a sua Concertina


SE ÉS BENFIQUISTA JUNTA-TE A NÓS

sábado, julho 04, 2009

Cerimonia de Formação do 9°Ano

Decorreu na passada sexta-feira no auditório da ADERES, o reconhecimento de competências do 9°ano de alguns conterrâneos nossos (Jaime e esposa, Herminia, Albertino e esposa, Patrícia, Ilídio, Célia, Paula, Sérgio e a Fátima).
Esta formação que decorreu no Centro de Idosos de Cortes, orientada pelo grupo do CNO da Escola Campos Melo. A Sr.D.Rosa Cruz presídio a esta cerimonia de RVCC.

Para todos os participantes nesta formação foi bom voltar a estudar e relembrar. Iniciativas como estas devem continuar para a formação dos nossos conterrâneos.



(O júri da formação)

Parabéns a Todos

quinta-feira, julho 02, 2009

Bouça no "Covilhã em Festa"

Decorreu no passado Sábado 27 de Junho na Covilhã o desfile "Covilhã em Festa", e a Bouça esteve muito bem representada através de uma iniciativa do Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça, que levou as ruas da Covilhã o tema "Pastorícia" que foi representado por cerca de 70 pessoas que desfilaram a rigor e com chocalhos nas mãos.

Deixamos aqui o texto do tema:

"Bouça, aldeia de pastores" Bouça é o nome de uma encantadora terra, agarrada aos céus numa das abas da Serra da Estrela. De ruas empedradas e limpas, toda ela se cobre de neve nos meses de Inverno, para se mostrar florida, enfeitada pelas mais garridas flores, logo que os nevões se afastam. Por isso, Bouça é, ao longo de todo o ano, uma paleta de estranha mas natural beleza.Esta terra é um verdadeiro cartaz turístico da Serra da Estrela.Prostrada aos pés da Varanda dos Pastores, esse respeitoso gigante granítico, Bouça oferece aos seus visitantes paisagens únicas e uma amostra de ar puro, como puras e cristalinas são as águas que escavam por entre os seus fragões, as suas actividades tradicionais, os seus produtos locais e a sua paisagem deram-lhe um cunho típico, ao ponto de, Ferreira de Castro, no seu livro "A lã e a Neve", descrever o Zé da Bouça como protótipo de agricultor, pastor e tecelão (a cidade de Covilhã foi, durante décadas, quiçá séculos, abastecida de carvão, torgas, carqueijas, leite, broa, palha, cabrito, pelas gentes de Bouça), o tema hoje trazido ao Covilhã em Festa pelo o Grupo Desportivo Animação Cultural da Bouça em parceria com todo o movimento associativo da aldeia, é a Pastorícia onde recuperamos a tradição de Santa Bebiana, com o tocar dos chocalhos, e representamos os hábitos, usos e costumes desta actividade nobre e símbolo da identidade das gentes da Bouça.

In Blog Grupo.D.A.C.BOUçA

PARABÉNS PELA INICIATIVA