quarta-feira, maio 27, 2009

Emissão da Rádio na Bouça

A não perder no próximo Sábado dia 30 de Maio, o programa da Rádio Cova da Beira "Manta de Orelos", apresentado pelo jornalista Paulo Pinheiro, que vai ser transmitido da Bouça entre as 11h e as 13h, passando depois mais tarde entre as 20h e as 22h. Além de ser uma iniciativa inserida nas comemorações do 33° Aniversário do Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça, vão estar presentes também várias figuras públicas e politicas.



A não perder...

terça-feira, maio 12, 2009

Eleições Autárquicas 2009

Foi nos feita chegar uma noticia de última hora a nossa redacção respeitante ao primeiro candidato as próximas eleições para a Junta de Freguesia de Cortes do Meio.
Jorge Martins Timóteo é o escolhido pela lista do PS para as próximas eleições a Junta de Freguesia, sabemos ainda que vão fazer parte da lista o Dr. Paulo Pina e o Prof. José Armando Reis.

terça-feira, maio 05, 2009

Nós por cá

Mais um Verão que se aproxima, com ele o calor e as idas até a nossa linda ribeira para nos refrescarmos nas maravilhosas piscinas naturais que possuímos.

O nosso blog foi até ao poço do Forno Velho para ver um dos poços mais frequentados no Verão, não só pelos habitantes da Bouça mas também por muita gente vinda de fora, amantes da natureza que trocam as piscinas artificiais pelas águas limpas e frias da nossa ribeira.

Iniciamos então a descida pelo caminho que nos leva a Ribeira e deparamos logo que o percurso não iria ser fácil pois devido a imensa erva e outras plantas, que durante o inverno e primavera se apoderaram do caminho, reparamos ainda que o caminho precisa de uns melhoramentos pois já passou mais de uma década desde que através de uma iniciativa dos Jovens da Bouça este caminho foi arranjado.

Mais uma vez este blog através desta rubrica Nós por Cá faz o apelo a Junta de Freguesia para melhorar este caminho pois é um dos caminhos mais utilizados no Verão.


Obrigado

domingo, maio 03, 2009

Sabia que....

- A primeira pessoa a viver na Bouça foi um Alfaiate.



- O Pontão do Combarão foi feito pelo Sr. Manuel Abrantes



- A Ponte de cima foi mandada fazer por um Conde.



- O Forno foi feito por um Sr. que se chamava João Russo e pelo Povo.







A Banda Filarmonica da Bouça nasceu em 1923 e nesse altura custou 9 Contos.

- O Primeiro carro a vir a Bouça foi do Sr. António Quintela.

quarta-feira, abril 15, 2009

Nós por cá

Mais uma vês o nosso blog andou pela nossa terra,e deparou no sitio dos Barreiros com a equipa de sapadores florestais da QUEIRÓ, a fazer trabalho em terrenos que no nosso entender são da responsabilidade da equipa de sapadores do conselho directivo do baldio..


Mas que equipa de sapadores do baldio temos e quais as suas funções?




terça-feira, abril 14, 2009

Falecimento


Faleceu hoje (14 de Abril 2009) a caminho do hospital da Covilhã, o Sr. José dos Santos da Vila, casado com Maria José Timóteo e pai de Sérgio e Joel Vila.
O Funeral realiza-se esta quarta-feira (15 de Abril 09) pelas 15h30 na Capela da Bouça com missa de corpo presente seguindo depois para o Cemitério de Cortes do Meio onde será sepultado.

À familia este Blog apresenta as sentidas Condolências

sexta-feira, abril 10, 2009

Feliz Páscoa

A gerência deste Blog deseja a todos os naturais e residentes da Bouça assim como a todos os nossos leitores emigrantes espalhados pelo mundo uma feliz Páscoa.


quarta-feira, abril 08, 2009

Nós por cá

Este blog vem mais uma vez através desta rubrica vem mostrar o que vai de menos bem na nossa aldeia. Desta vez visitamos o Parque Infantil e deparamos com o estado de degradação e falta de segurança que existe neste local. De lembrar que este espaço é utilizado pelas crianças mas pela falta de segurança que constatamos pode ser um perigo para quem o utiliza.
Nós fomos mais longe e pesquisa-mos a lei que diz:

"Um parque infantil é, por excelência, um local de brincadeiras e divertimento. Mas, como é evidente, isso não basta, sendo suposto que proporcione também segurança aos mais pequenos. Ora, para que um parque infantil seja considerado seguro, há que ter em conta diversos factores.
Regras a cumprir. As crianças, quando brincam, têm tendência para cair. Por isso, o pavimento deve estar em boas condições, isto é, sem raízes de árvores à superfície, buracos ou saliências, que possam provocar ferimentos.
Além disso, deve existir um espaço considerável entre os diversos equipamentos, de modo que as crianças se possam movimentar à vontade, sem chocarem umas com as outras.
Também a limpeza e as condições de higiene são factores a ter em conta, pelo que, evidentemente, são de evitar parques com vidros partidos e excrementos de animais.
Mas não é só o parque que deve ser seguro. O mesmo deverá acontecer com a zona que o rodeia e os acessos, assim como com a respectiva vedação. Esta deverá encontrar-se intacta, de modo a impedir que as crianças saiam do parque e fiquem expostas aos perigos do exterior (por exemplo, a automóveis).
Outro aspecto fundamental é a sinalização, que deverá alertar os automobilistas para a existência de um parque infantil naquele local.
Assim sendo, os pais que detectarem algum problema num parque infantil devem denunciá-lo à autarquia da zona onde está inserido o recinto, para que sejam tomadas as medidas adequadas.

Fiscalização. A lei sobre parques infantis, de 1997, é bastante completa e exigente, estipulando que os parques infantis devem ser fiscalizados, pelo menos, uma vez por ano. Esta fiscalização, no caso dos parques públicos, é da responsabilidade do Instituto Nacional do Desporto. Já no que se refere aos privados, a fiscalização cabe às respectivas câmaras municipais.
Incumprimento da lei. As sanções podem ser elevadas, se a lei não for cumprida. Por exemplo, podem atingir os 35 mil euros (cerca de sete mil contos, na moeda antiga), se a superfície de impacto não for adequada (terra batida, cimento, relva, madeira, entre outros materiais rígidos) e os 45 mil euros (cerca de nove mil contos), se não for efectuada a manutenção periódica dos equipamentos. "

Deste modo solicitamos a quem de direito que se digne a arranjar este local de modo a que as nossas crianças e o público em geral possa usufruir deste local em segurança .

segunda-feira, abril 06, 2009

Como vai o turismo na Serra da Estrela

Na passada Sexta-Feira (03 de Abril 09) passou na estação televisiva (SIC) no programa "Nós por Cá" uma reportagem sobre "como vai o turismo na Serra da Estrela" onde o nosso conterrâneo Virgilio deu uma entrevista onde deu a conhecer os seus conhecimentos do interior da Serra da Estrela que pouca gente conhece. Relembramos aqui essa entrevista:

Recordações


Recordamos hoje um mural de 1988 pintado por ZÉ PEDRO (já falecido). Este mural retrata a história e vida da nossa terra.
Um mural a visitar e a preservar no Salão Cultural da Bouça.