sábado, outubro 18, 2008

Será que o problema do Saneamento está mesmo Resolvido!?

Poluição na ribeira



A avaria no saneamento da anexa Bouça já foi resolvida, mas novo problema é levantado junto à ETAR de Cortes



“HÁ CERCA de dois ou três meses que os esgotos da anexa Bouça correm a céu aberto para o leito da ribeira das Cortes”. A denúncia foi feita por carta ao JF. Na mesma carta era ainda referido que “grande parte da população da freguesia não tem qualquer tipo de conhecimento deste facto e continua a frequentar os poços e piscinas naturais que estão ao longo do leito da ribeira, sem ter conhecimento dos riscos para a saúde”. O JF dirigiu-se ao local, na segunda-feira (28), mas o problema já estava resolvido. Porém, Marco Alves, um dos autores da denúncia, alertou para o facto de o problema poder persistir alegando que “inicialmente o projecto de saneamento da Bouça previa que a parte baixa do referido saneamento fosse ligada à parte alta rasgando a encosta, mas por factores economicistas optou-se por fazer um pequeno reservatório. Por agora, soluciona a situação mas está mal dimensionado, podendo acarretar novos e futuros problemas”.

O presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Paulo Rodrigues, revela que “houve de facto um problema com o reservatório, durante cerca de dois ou três dias apenas, resultado de um boicote no saneamento em causa. Inclusivamente foram colocados sacos de serapilheira que entupiam o motor da bombagem dos resíduos. Agravado pelo facto de nos esgotos serem colocados papel e pensos higiénicos”. O mesmo explica que o autor do boicote “abria as caixas do reservatório durante a noite e colocava no interior os sacos. Mas tal problema fora averiguado e solucionado pela empresa Águas da Covilhã”. Quanto questionado pelo facto de a população não ter sido alertada para o problema que afectava algumas das praias fluviais do local, Paulo Rodrigues refere que “eu próprio me desloquei à ribeira, com a família e não verifiquei qualquer problema na água. Esses excedentes nunca chegaram à zona referida. Foi uma coisa mínima”.

Ao que o JF conseguiu apurar junto de Leopoldo Santos, Administrador do Departamento de Ambiente das Águas da Covilhã, acerca do suposto boicote foi que “não houve nenhum conhecimento de tal facto. Inclusivamente, na passada semana estivemos com alguns técnicos do Ministério do Ambiente, que haviam fiscalizado o local, e não fomos alertados para nenhuma repreensão nem auto levantado”. “O problema ficou a dever-se a uma avaria do sistema, solucionado com a substituição do equipamento. A situação não se desenrolou durante dois ou três meses, nem durante dois ou três dias, foi o tempo de o empreiteiro responsável reclamar junto do fornecedor do equipamento e da sua posterior substituição. No momento está a ser analisado se o esgoto afectou, ou não, a ribeira.”

Mas, aparentemente, os problemas ambientais não ficam por aqui. Na anexa de Cortes de Baixo, estão a ser depositados, na mesma ribeira, resíduos provenientes da ETAR de Cortes do Meio. O JF testemunhou o cheiro nauseabundo que se faz sentir no local e a cor duvidosa das águas da ribeira das Cortes.

In http://cortesdomeio.blogs.sapo.pt/


Pelo que foi noticiado na altura o problema teria sido resolvido, mas a dúvida levanta-se, será mesmo que está!?

Sem comentários: