sábado, janeiro 27, 2007

Bouça Cova

Após mais umas pesquisas descobrimos uma freguesia no concelho de Pinhel (Guarda) que tem o nome de Bouça Cova, aqui deixamos algumas informações de outra Aldeia Portuguesa que se chama Bouça.



Freguesia de Bouça Cova
No século XIII, estava esta freguesia no termo de Trancoso, passando posteriormente a integrar o concelho de Alverca da Beira até ao ano de 1853. Transitou então para o concelho de Celorico da Beira e comarca de Trancoso, antes de se fixar como freguesia do termo pinhelense.
Em 1267, D. Teresa Anes, mulher que fora de D. Mem Garcia, doa ao Mosteiro de Salzedas os bens que possui em Bouça Cova. Foram donatários de Bouça Cova, os condes de S. Vicente, mas a apresentação do cura, era da responsabilidade do abade de S. Tiago de Trancoso. As invasões francesas também aqui se fizeram sentir. À chegada dos invasores, o povo corria a refugiar-se no barroco do Castelo e no d' In Pax. Neste último foi erigido um monumento em honra de N. Sra. de Fátima, construído com a ajuda da população. Durante a noite encontra-se iluminado por focos, permitindo que seja visto de longa distância. Em 1267, D. Teresa Anes, mulher que fora de D. Mem Garcia, doa ao Mosteiro de Salzedas os bens que possui em Bouça Cova. Foram donatários de Bouça Cova, os condes de S. Vicente, mas a apresentação do cura, era da responsabilidade do abade de S. Tiago de Trancoso. As invasões francesas também aqui se fizeram sentir. À chegada dos invasores, o povo corria a refugiar-se no barroco do Castelo e no d' In Pax. Neste último foi erigido um monumento em honra de N. Sra. de Fátima, construído com a ajuda da população. Durante a noite encontra-se iluminado por focos, permitindo que seja visto de longa distância.

Actividades Económicas: Agricultura, pecuária, artefactos para a construção civil e pequeno comércio

Festas e Romarias: Santo António (fim-de-semana mais próximo de 13 de Junho)

Património: Igreja matriz, Capela de Nossa Senhora da Agonia e sepulturas antropomórficas

Outros locais: Lugares do Outeiro e do Barroco d' In Pax

Gastronomia: Morcelas, enchidos de porco, biscoitos, filhós e esquecidos

Artesanato: Colchas em renda

Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Bouça Cova e Grupo de Teatro Infantil

Orago: Santo António

Fonte: ANAFRE
Contacto E-mail: turismo@cm-pinhel.pt



Informação recolhida dos sites: http://www.cm-pinhel.pt/freguesia.asp?freguesia=5

1 comentário:

O Restaurador disse...

É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!