quinta-feira, setembro 19, 2013

BOUÇA “CALCANHAR DO MUNDO”

BOUÇA
“CALCANHAR DO MUNDO”
Até 1870, a Aldeia de Bouça foi anexa da freguesia de Santa Maria Maior/Covilhã. Hoje integra a freguesia de Cortes do Meio. Desde tempos imemoriais que as populações de Bouça apelidaram a sua aldeia de “Calcanhar do Mundo”.
A sabedoria popular tem sempre razão. Bouça foi, é e sempre será o “Calcanhar do Mundo”, por se encontrar em local isolado, recôndito, sossegado, tranquilo e rodeada de belezas naturais inigualáveis. São numerosos os pontos de interesse a nível natural e paisagístico, como o Penedo Gordo, a Varanda dos Pastores, a Risca Estreita, o Fragão da Covelha… . A Ribeira repleta de fragas e fragões intercalados de imensos poços que são autênticas piscinas naturais onde trutas, barbos e pessoas se recreiam nas suas águas puras e cristalinas. O seu leito vai-se estreitando â medida que se caminha para a Nascente/Norte. Desde o Poço do Embude, passando pelo Badaneiro, Pequito, Coutada até às Penhas das Saúde observam-se gargantas/desfiladeiros e margens rochosas em forma de arribas que convidam ao desporto de escalada. Ao património natural junta-se o património construído, moinhos, currais/cortes, canadas e socalcos.
Pelas mesmas razões, existem duas aldeias conhecidas como “Calcanhar do Mundo”, Cidadelhe, no concelho de Pinhel e Bouça no Concelho da Covilhã. As duas aldeias já foram e são consideradas das mais lindas de Portugal. A primeira foi caracterizada e imortalizada por José Saramago, a segunda pela Revista do Correio da Manhã e especialmente por todos quantos têm tido o privilégio de a visitar.
Vamos trabalhar para geminar estas duas aldeias.

Sem comentários: